Porto Novo: Equipa de topógrafos esperada nos próximos dias para começar a definir traçados das redes de água e esgotos  

Porto Novo, 20 Nov (Inforpress) – Uma equipa de topógrafos é esperada, nos próximos dias, no Porto Novo, para começar a definir os traçados das redes de água e esgotos neste município, no âmbito do projecto de água e saneamento de Santo Antão.

Os topógrafos, ligados a uma empresa da Mauritânia, integram uma equipa pluridisciplinar que procede, nesta altura, à elaboração dos projectos técnicos das  redes de água e saneamento previstas para o concelho do Porto Novo.

Semana passada, esteve em Santo Antão uma outra equipa técnica para encontros com as câmaras municipais, com vista à concepção dos projecto técnicos, que, depois, serão submetidos a concurso público para a execução das obras, que devem começar no decorrer do primeiro semestre de 2021.

Além de resolver a “situação de caos” reinante em termos de gestão dos esgotos, com a extensão da rede (vai-se construir 20 quilómetros de conduta) e com a construção de uma estação de tratamento de águas residuais, este projecto, estimado em 1,2 milhões de contos, o projecto prevê ainda a instalação de uma rede nova de distribuição de água.

A nível do abastecimento de água, a componente distribuição constitui a maior preocupação, já que a actual rede, com 28 quilómetros de extensão, instalada há cerca de duas décadas, não permite levar água às zonas mais altas da cidade do Porto Novo.

A rede, que abrange 84 por centro desta urbe, por ser obsoleta, apresenta, igualmente, perdas técnicas à volta de 50%, uma situação que, acreditam os responsáveis municipais, será atendida com o projecto de água e saneamento para Santo Antão, no âmbito do qual se prevê a instalação de 25 quilómetros de conduta.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos