Porto Novo entre os municípios contemplados com investimentos no sector de água e saneamento em 2020 – ANAS

Porto Novo, 12 Dez (Inforpress) – Porto Novo é um dos municípios que, em 2020, vão ser contemplados com investimentos no sector de água e saneamento em Cabo Verde, que ultrapassam os cinco milhões de contos, conforme Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS).

Desse montante, 3.970 mil contos vão ser canalizados para investimentos no sistema de produção e distribuição de água em Santiago e implementação dos planos de melhoria na gestão de barragens, furos e bacias hidrográficas, enquanto 53 mil contos vão ser investidos na “melhoria das condições de saneamento” da cidade do Porto Novo.

Segundo ainda essa agência, esses investimentos representam 6,9 por centro (%) do montante global do Orçamento de Estado (OE) para 2020 e um aumento em 52% relativamente ao ano de 2019.

Os portonovenses têm estado a exortar o município e o Governo a encontrarem uma “solução definitiva” ao “caos” que tem sido a gestão dos esgotos na cidade do Porto Novo, com uma rede, já obsoleta, instalada há quase duas décadas, que consegue cobrir apenas 20% deste centro urbano, com dez mil pessoas.

No âmbito do projecto de água e saneamento para Santo Antão, lançado em Setembro deste ano, no valor de 12 milhões de dólares (quase um milhão e duzentos mil contos), está prevista a “reestruturação profunda” de todo o sistema de saneamento na cidade do Porto Novo, que passará pela ampliação da rede, com a construção de mais 12 quilómetros de conduta.

No quadro deste projecto, co-financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea) e pelo Governo de Cabo Verde, será contemplado ainda esta urbe com uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR).

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos