Porto Novo: Eleitos do PAICV alertam que município enfrenta “situação social deveras preocupante”

Porto Novo, 27 Abr (Inforpress) – Os eleitos municipais do PAICV, oposição, no Porto Novo, alertaram, hoje, que a situação social neste município é “deveras preocupante”, com mais de metade da sua população (52 por cento) a viver na pobreza.

Os eleitos do PAICV, na sequência de uma recente visita às diferentes localidades do concelho, dizem ter constatado que “uma boa parte” da população neste concelho “não consegue, actualmente, levar a panela ao lume”.

Os eleitos informam, através de um relatório, que “as sequelas dos dois anos de seca estão a deixar as populações preocupadas”, sobretudo, no meio rural e na preferia da cidade do Porto Novo, considerando que a criação de empregos é “uma necessidade premente”, sobretudo para os jovens e mulheres chefes de família.

“É urgente implementar medidas concretas para a mitigação do mau ano agrícola e, lá onde for necessário, criar medidas de resiliência para debelar esse mal que vem assolando o concelho ano após ano”, notam os eleitos municipais do PAICV, segundo os quais “os munícipes clamam por melhores condições de vida”.

Nos planaltos Norte e Leste, onde os efeitos da seca são mais sentidos, “o cenário é desolador, consequência dos dois anos de seca consecutivos”, uma situação que, avisam esses autarcas, tem criado “sérias dificuldades” às famílias que vivem da agricultura e criação de gado.

Nessas zonas altas, segundo os eleitos do PAICV, os criadores de gado clamam por “medidas e apoios concretos”, já que as medidas de mitigação dos efeitos do mau ano agrícola levadas a cabo até agora “não surtiram os efeitos desejados”.

“A situação dos criadores de gado nesses planaltos é de bradar aos seus, com falta de água e ração para salvamento dos animais. Estes estão abandonados e condenados à sua própria sorte”, notaram os eleitos do PAICV, que chamam ainda atenção para a “degradação” dos indicadores de saúde no Porto Novo.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos