Porto Novo/Educação: A construção de mais um liceu representa a necessidade mais estrutural – ministro

Porto Novo, 16 Set (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, reafirmou hoje em Santo Antão a decisão do Governo em avançar com a construção de mais um liceu no município do Porto Novo, escusando-se, porém, avançar a data para a sua construção.

De visita à escola da Ribeira de Corujinha, que acabou de ser reabilitada, o ministro da Educação disse que, “neste momento, a necessidade mais estrutural” no que tange ao sector educativo neste concelho tem que ver com a construção de mais um liceu, que será construído na cidade do Porto Novo.

Contudo, Amadeu Cruz disse que, “neste momento”, o Governo não consegue assumir “este compromisso” devido à mobilidade demográfica que se verifica em Cabo Verde, que coloca “pressão” em outros concelhos do País.

O município do Porto Novo tem sido alvo de um programa de reabilitação da rede escolar, já na sua “fase final”, o qual já contemplou, este ano, a reabilitação de quatro escolas, devendo, numa próxima fase, abranger as escolas em Lombo Figueira, Alto Mira e Catano (Ribeira das Patas), avançou o ministro.

“Vamos continuar a melhorar as infra-estruturas educativas no concelho do Porto Novo”, assegurou o governante, que reafirmou também “o compromisso” do Governo em “continuar a melhorar as condições de trabalho dos professores”.

Neste município, são 3.500 alunos desde o ensino primário ao secundário e 450 crianças do pré-escolar que, segunda-feira, 18, iniciam o ano lectivo 2023 – 2024.

A delegação do Ministério da Educação no Porto Novo contabiliza, para este ano lectivo, 330 professores, 3.500 alunos desde o ensino primário ao secundário e 450 crianças do pré-escolar, confirmou o delegado deste ministério.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos