Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Edilidade terá seis mil contos para reabilitação escolar ao longo do ano lectivo

Porto Novo, 07 Out (Inforpress) – A câmara do Porto Novo espera, ao longo deste ano lectivo, receber seis mil contos do Governo, para a reabilitação da rede escolar neste município, onde a degradação das escolas e transporte escolar são as maiores preocupações.

A reabilitação do parque escolar e a problemática do transporte escolar constituem, para a edilidade portonovense, “as preocupações” que caracterizam, actualmente, o sector da educação, no Porto Novo.

Ao longo do presente ano lectivo, mais precisamente a partir de Janeiro, a autarquia espera receber do Governo o aludido montante, para a reparação de algumas escolas e jardins infantis neste município, que precisam de obras de reabilitação.

Em toda a ilha de Santo Antão, existem “muitas escolas” que estão “a cair aos pedaços”, conforme os próprios serviços educativos, na ilha.

Quanto ao transporte escolar, a câmara do Porto Novo, entidade que assegura esse serviço neste município, tem estado a pedir ao Governo o aumento do montante, anualmente, disponibilizado ao município, à volta de quatro mil contos, devido à dispersão das localidades.

Entretanto, quase duas dezenas de escolas nos três concelhos de Santo Antão estão a ser alvo de intervenções, mais concretamente na recuperação de casas de banho e cozinhas, através de um programa financiado pela cooperação luxemburguesa.

Somente no município do Porto Novo, o programa contempla nove escolas na cidade, Jorge Luís, Ribeira das Patas e no Tarrafal de Monte Trigo.

Também, graças à parceria entre a delegação do Ministério da Educação no Porto Novo e o Movimento Sviluppo e Pace (Itália), a escola básica de Chã de Norte, no interior do concelho, foi totalmente reabilitara, no arranque deste ano lectivo.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos