Porto Novo: Edilidade sem recursos para intervenções em estradas no interior do município – autarca

 

Porto Novo, 24 Ago (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo está, neste momento, sem recursos financeiros para proceder à manutenção das estradas neste município, onde, praticamente, todas as vias secundárias estão a precisar de intervenções, a avaliar pelas insistentes reclamações das populações.

O edil do Porto Novo admite que o concelho enfrenta ainda “grandes problemas de encravamento” mas que a sua edilidade “não tem recursos para as intervenções” que as populações exigem nas estradas, que ligam as diferentes localidades no interior do município.

Além de falta de recursos financeiros, a autarquia não tem, também, equipamentos para proceder às intervenções e, por isso, tem de recorrer ao aluguer de máquinas, cujo custo é “insuportável” para os cofres municipais, avisou Aníbal Fonseca, informando, a título de exemplo, que uma hora de aluguer de uma retroescavadora custa entre 20 e 25 contos.

O autarca, que já, por algumas vezes, chamou a atenção para as dificuldades da edilidade na reparação das acessibilidades, está “preocupado” com a situação financeira da Câmara Municipal do Porto Novo que, mensalmente, funciona com “um saldo negativo” de três mil contos.

A verba proveniente do Fundo de Financiamento Municipal (FFM) anda à volta dos 13 mil contos mensais, valor quase na totalidade destinado a salários dos funcionários e às despesas do funcionamento das estruturas da autarquia.

Para complicar ainda mais a situação, a edilidade é obrigada a suportar o défice tarifário, que ultrapassa os dois mil contos, decorrente do fornecimento de água dessalinizada aos munícipes, na cidade do Porto Novo.

“Temos, todos os meses, um saldo negativo de três mil contos. Além disso, somos obrigados a suportar o défice tarifário com o abastecimento de água à cidade do Porto Novo”, notou Aníbal Fonseca, que diz contar com a parceria do Governo na resolução dos problemas do seu município, designadamente em relação à manutenção, permanente, das estradas municipais.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos