Porto Novo, 26 Mar (Inforpress) – A edilidade porto-novense manifestou hoje a sua satisfação com a participação do município do Porto Novo, Santo Antão, na feira de energias renováveis em Cabo Verde, que é encerrada hoje na Cidade da Praia.
“O stand do município do Porto Novo foi bastante visitado devido ao trabalho desenvolvido pela autarquia e os seus parceiros em matéria de energias renováveis”, indica uma nota da edilidade, que adianta que este concelho é “referenciado a nível nacional” pelos “passos significativos já dados neste sector”.
“Somos um município de referência a nível nacional, que tem dado passos significativos neste sector, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das famílias nos diversos domínios”, sublinha a mesma fonte.
Para a Câmara Municipal do Porto Novo, a feira, aberta esta quinta-feira, 24, foi “uma oportunidade para promover o trabalho realizado” no domínio das energias renováveis neste concelho.
Várias comunidades neste concelho foram electrificadas com recurso à energia solar, destacando-se a aldeia piscatória do Monte Trigo, a primeira localidade em Cabo Verde electrificada, em 2012, a 100 por cento (%) com energia renovável.
Além do Monte Trigo, sete das oito comunidades que enformam o Planalto Norte são também abastecidas através das energias renováveis, num concelho em que, praticamente, todos os sistemas de produção de água, à volta de duas dezenas, estão equipados com sistemas fotovoltaicos.
Em toda a ilha de Santo Antão, mais de um milhar de habitantes usufruem de luz eléctrica produzida a partir de sistemas eléctricos com recurso a energias renováveis, revela o ‘site’ da Águas da Ponta Preta (APP).
JM/HF
Inforpress/Fim