Porto Novo: Edilidade propõe tornar município competitivo com investimentos à volta de 60 mil contos

Porto Novo, 10 Nov (Inforpress) – Agricultura, pesca, turismo, indústria e energia são alguns domínios onde a Câmara Municipal do Porto Novo (Santo Antão), pretende investir ao longo de 2019, envolvendo uma verba estimada em cerca de 60 mil contos.

Fonte da edilidade avançou à Inforpress que o objectivo é tornar este município mais competitivo, estando gizados para esse efeito, a criação de um fundo de apoio a actividades agro-pecuários, a ampliação das unidades de produção de gelo no Tarrafal de Monte Trigo, a promoção do concelho do Porto Novo como destino turístico e de investimentos e apoio a projectos geradores de rendimentos.

Estes projectos, previstos a arrancar a partir de Janeiro de 2019, acontecem no ano em que Porto Novo vai receber também avultados investimentos públicos e privados já financiados pelo Governo e por investidores externos, segundo os responsáveis locais.

O Governo já anunciou que os investimentos previstos para 2019 neste concelho devem ultrapassar a cifra de um milhão de contos nos domínios de água e saneamento, requalificação urbana e ambiental, construção de estrada e no sector das pescas.

De entre os projectos em apreço, destacam a ampliação da rede de esgotos e construção de uma estação de tratamento de águas residuais, a remodelação da rede de água, o desenvolvimento das pescas no Tarrafal de Monte Trigo, a requalificação da orla marítima do Porto Novo e a construção da estrada de acesso à Chã de Branquinho.

No sector privado, os investimentos em carteira a cargo de investidores provenientes da Inglaterra, Noruega e da Holanda, podem chegar a três milhões de contos, com destaque para a instalação de um parque de energia solar de 2,5 megas watts e de uma unidade de dessalinação para a produção de 3.500 metros cúbicos de água/dia para a promoção da agricultura e pecuária.

A transformação e exportação do pescado e a construção de um resort de médio porte, nas imediações da praia de Curraletes são outros investimentos já confirmados para o município do Porto Novo.

JM/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos