Porto Novo: Edilidade procura soluções para problema do lixo no interior do município

Porto Novo, 17 Nov (Inforpress) – O vereador responsável pelo saneamento no município do Porto Novo disse hoje que a gestão dos resíduos nas zonas rurais representa, actualmente, “um grande desafio” para a edilidade, devido ao aumento do consumo de produtos industrializados.

Valter Silva, que esteve, quinta-feira, de visita ao Planalto Norte para discutir com a comunidade “soluções para uma melhor recolha e acondicionamento do lixo produzido” localmente, avançou que as zonas são distantes e com acessos em estradas carroçáveis, o que dificulta a recolha dos resíduos a partir da cidade do Porto Novo.

“Mas também com muitos custos associados”, disse este autarca, para quem “é importante buscar soluções locais para resolução deste problema”, sendo que, no caso do Planalto Norte, “a solução encontrada passa pela delimitação de uma área numa zona distante, onde será criado um pequeno aterro para depósito e gestão dos resíduos”.

“A gestão dos resíduos nas zonas rurais é hoje um grande desafio, devido ao aumento do consumo de produtos industrializados. São zonas distantes com acessos em estradas carroçáveis, o que dificulta a recolha a partir da cidade, mas também com muitos custos associados”, sublinhou.

O município do Porto Novo receberá em 2024 investimentos de mais de 43 mil contos no saneamento básico, segundo o plano de investimentos municipais, que começa a ser executado a partir de Janeiro.

A melhoria do sistema de saneamento básico e sanitário e a recuperação da lixeira municipal são algumas das acções previstas.

O concelho receberá também investimentos do Governo no quadro do projecto de água e saneamento de Santo Antão, que prevê a ampliação da rede de esgotos na cidade do Porto Novo e instalação de uma estação de tratamento de água residuais, além da construção de uma centena de casas de banho para famílias vulneráveis.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos