Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Edilidade pretende manter Monte Trigo como exemplo de aldeia 100% sustentável em termos de energia eléctrica – edil

Porto Novo, 26 Ago (Inforpress) – A câmara do Porto Novo, Santo Antão, quer manter Monte Trigo, no interior do município, como “exemplo” a nível do País de “uma aldeia totalmente sustentável” em matéria de energia eléctrica, segundo o edil, Aníbal Fonseca.

Por isso, a autarquia está a investir mais de oito mil contos na recuperação da central fotovoltaica, instalada em 2012, em Monte Trigo, que tem estado a deparar-se com problemas de funcionamento devido ao término da vida útil das baterias.

Aníbal Fonseca explicou que o investimento, financiado pelo Governo, consistiu na aquisição de novas baterias para a central, para repor o fornecimento de energia eléctrica 24 horas por dia a Monte Trigo, com recurso a energia solar.

O autarca adiantou que as baterias já estão no Porto Novo, faltando apenas o seu transporte para Monte Trigo, cujo fornecimento de luz eléctrica está a ser assegurado, actualmente, por um gerador.

Monte Trigo, com cerca de 300 habitantes, foi a primeira aldeia em Cabo Verde eléctrificada a 100 por cento (%) com energia solar, através de uma central fotovoltaica, financiada pela União Europeia.

Também, o Governo quer fazer de Monte Trigo “a primeira comunidade azul de Cabo Verde”, segundo o ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, que esteve esta terça-feira de visita a essa zona piscatória.

Além da produção de energia eléctrica fotovoltaica para consumo da população e para actividades económicas (conservação do pescado), Monte Trigo foi alvo, há duas semanas, de uma experiência piloto de utilização de motores eléctricos fora de borda, projecto que o Ministério da Economia Marítima pretende, também, implementar nessa comunidade.

JM/ZS

Inforpress/Fim.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos