Porto Novo: Edilidade lamenta morte do armador de pesca António Maria Jesus “Toy de Brava”

Porto Novo, 21 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo lamentou hoje a morte, esta quinta-feira, 20, do pescador e armador de pesca António Maria Jesus, vulgo “Toy de Brava”, um dos mais antigos operadores do subsector de pesca artesanal, neste concelho.

António Maria Jesus, que morreu de doença, foi “um dos melhores e dos mais antigos armadores da pesca artesanal” neste município, segundo uma nota da edilidade, que acrescenta que Toy de Brava foi ainda “grande homem do Mar, exímio pescador de linha e conhecedor de todos os segredos do mar e da pesca”.

“Distinguiu-se ainda pela sua versatilidade no domínio dos vários engenhos e artes de pesca, servindo-se de orientador, referência e inspiração a muitos jovens da actual geração de pescadores e armadores”, destaca ainda a autarquia.

Natural da ilha Brava, António Maria Jesus constituiu família no Porto Novo e fez deste concelho “o seu porto de abrigo”, concluiu a câmara do Porto Novo, manifestando-se “consternada” com a morte deste armador de pesca.

Também, a Associação dos Pescadores do Porto Novo destacou António Maria Jesus como sendo “um grande armador de pesca, que marcou a comunidade piscatória de Porto Novo, pelo seu elevado profissionalismo, seu amor ao próximo e pelo seu domínio da actividade pesqueira nos seus múltiplos aspectos”.

“Porto Novo perde um filho, um armador de referência que muito contribui para o desenvolvimento social e econômico do concelho”, disse o presidente da Associação dos Pescadores, Atlermiro Neves.

JM/ZS

Inforpress/Fim  

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos