Porto Novo: Edilidade investe 15 mil contos no projecto de abastecimento de água às zonas altas

Porto Novo, 29 Dez (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo vai investir, a partir de Janeiro, 15 mil contos, na resolução do problema de água nas zonas altas da cidade do Porto Novo, na ilha de Santo Antão.

A garantia é do presidente da edilidade porto-novense, Aníbal Fonseca, que disse que a sua autarquia está a trabalhar com o Governo na normalização do fornecimento de água às zonas altas desta cidade, sobretudo, no bairro de Alto São Tomé, onde a situação é mais crítica”.

“Deixamos a garantia de que a Câmara Municipal do Porto Novo está a trabalhar com o Governo no âmbito do fundo do ambiente para resolvermos, de forma definitiva, o problema de água nas zonas altas, tendo inscrito para o efeito uma verba de 15 mil contos”, avançou o edil porto-novense.

O projecto consiste na construção de um reservatório em Alto São Tomé e de uma sub-estação de bombagem na zona de Branquinho, explicou o autarca, acreditando que “dentro de um espaço curto” o problema de água aos bairros altos da cidade do Porto Novo estará resolvido.

A água não chega às torneiras das casas na parte mais alta da cidade do Porto Novo uma vez que a rede de distribuição é antiga e não suporta a pressão para fazer chegar o ‘precioso líquido’ às habitações, explicou à Inforpress a mesma fonte.

O fundo do ambiente vai disponibilizar, até 2024, 105 mil contos para investimentos no município do Porto Novo nos domínios da água e saneamento, adiantou a mesma fonte.

A expansão, reabilitação e construção de redes e ligações domiciliárias de água e a melhoria do sistema de saneamento básico e sanitário do município são alguns dos projectos que serão implementados no quadro do financiamento do Fundo do Ambiente.

JM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos