Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Edilidade garante estar a trabalhar para cobrir todo o Planalto Norte com energia eléctrica – autarca

Porto Novo, 21 Jan (Inforpress) – A câmara do Porto Novo está “a trabalhar” para alcançar a taxa de 100 por cento (%) de cobertura do Planalto Norte com energia eléctrica, com recurso às energias renováveis, faltando apenas cobrir a localidade de Bolona.

Quem o garante é o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, que, sem avançar datas, adiantou que a sua câmara está à procura de parcerias para, também levar energia eléctrica à Bolona, a única localidade do Planalto Norte que ainda não dispõe de luz eléctrica.

Ainda no Planalto Norte, a edilidade está a mobilizar parcerias para o reforço da central fotovoltaica solar em Chã de Feijoal, que tem estado a funcionar com dificuldades, admitiu Aníbal Fonseca.

Segundo o autarca, a edilidade tem já em “fase bastante avançada” o processo com vista ao reforço da central em Chã de Feijoal, o primeiro povoado desse planalto a receber, em 2015, a energia eléctrica, através de um sistema fotovoltaico solar, que, entretanto, tem funcionado “a meio gás”, nos últimos anos.

“Estamos a trabalhar nisso. O processo está bastante avançado já temos dados concretos em como resolver o problema”, notou o presidente da câmara do Porto Novo.

As 18 famílias que residem em Chã de Feijoal têm estado a pedir intervenções na central fotovoltaica solar dessa comunidade, que tem vindo a funcionar, nos últimos tempos, com “muitos problemas”.

A associação comunitária de Chã de Feijoal partilha da preocupação dos moradores, alertando que essa unidade, que fornecia, inicialmente, energia eléctrica durante 24 horas/dia, consegue, nesta altura, devido a “problemas técnicos”, funcionar somente “algumas horas”.

A edilidade portonovense tem previsto, no seu orçamento para 2020, uma verba que ultrapassa os cinco contos para o reforço da central fotovoltaica solar de Chã de Feijoal.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos