Porto Novo: Edilidade garante 194 mil euros para o projecto “Nô Kré Água” no Planalto Norte

 

Porto Novo, 08 Set (Inforpress) – A edilidade portonovense tem criado todas as condições para arrancar, ainda em Outubro, com o projecto “Nô Krê Água”, no Planalto Norte do Porto Novo, Santo Antão, tendo, para efeito, mobilizado 194 mil euros (mais de 21 mil contos).

O vereador da Câmara Municipal do Porto Novo, Valter Silva, assegurou que a autarquia tem já mobilizado junto de “uma instituição” parceira deste município cerca de 194 mil euros, para a implementação, ainda partir de 2017, do projecto “Nô Krê Água” no Planalto Norte, que beneficiará 600 pessoas.

“Temos todas as condições para arrancar com este projecto que consiste em levar água potável ao Planalto Norte a partir da nascente de Escravoerinhos, em Martiene, através de construção de estações de bombagem”, explicou o autarca.

A bombagem de água desde da nascente de Escravoerinhos far-se-á mediante energia solar.

Trata-se de um projecto que contará ainda com a parceria do Governo, agraves do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA).

A autarquia portonovense, face à situação de penúria de água potável que se vive, praticamente, ao longo do ano, no Planalto Norte, espera, dentro de um ano, levar água potável à essa localidade, abastecida com água auto-transportada a partir da cidade do Porto Novo.

Em relação ao Planalto Leste, as comunidades de Águas das Caldeiras, Lombo Figueira, Ribeirão Fundo, Pico da Cruz, Lagoa passam, podem passar, ainda a partir de Outubro, a dispor de água potável no quadro de um projecto financiado, em 253 mil contos, através do II compact do MCA (Millenium Challange Account).

JM/JM

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos