Porto Novo, 04 Fev (Inforpress) – A Câmara Municipal do Porto Novo e a Unidade de Gestão de Projectos Especiais rubricaram, sexta-feira, um memorando de entendimento para viabilizar a recuperação e reabilitação do caminho vicinal Alto Mira/Os Lombos/Moroços, um dos mais procurados.
“A trilha Alto Mira /Os Lombos/Moroços constitui um dos percursos muito procurado dada a sua beleza e a experiência que proporciona a todos aqueles que fazem este percurso”, informou a autarquia porto-novense, segundo a qual o visitante tem a oportunidade de contemplar o relevo e as formações geológicas/vulcânicas, bem como, as “paisagens panorâmicas admiráveis”.
Santo Antão está a ser alvo de um projecto de mapeamento e sinalização dos caminhos vicinais nesta ilha, que será implementado até Maio deste ano, numa iniciativa do Ministério do Turismo.
Mais de 80 percursos distribuídos pelos três municípios de Santo Antão deverão ser mapeados e sinalizados até Maio, altura em que esses caminhos passarão a ser divulgados através de um conjunto de comunidades virtuais especializadas sobre trekking e trail running.
O projecto, que está a ser executado por um consórcio português, vai permitir “organizar, melhorar e estruturar o turismo que se pratica em Santo Antão” e colocará esta ilha “nos melhores mercados de turismo de natureza”, segundo o Governo.
Os trabalhos de campo com vista ao mapeamento e à sinalização dos caminhos vicinais em Santo Antão já arrancaram, incidindo, nesta primeira fase, no levantamento do património, bem como dos serviços e equipamentos turísticos ao longo das rotas.
Ainda nesta fase, está-se a avaliar o estado dos caminhos vicinais e das zonas com potencial para a construção de miradouros, procedendo ainda à identificação de pontos de interesse turístico e ao levantamento cartográfico.
JM/CP
Inforpress/Fim