Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Edil propõe “profunda reestruturação” do quadro de financiamento municipal em Cabo Verde

Porto Novo, 02 Set  (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, defendeu hoje “uma profunda reestruturação” do quadro de financiamento municipal em Cabo Verde, designadamente do próprio estatuto dos municípios.

Aníbal Fonseca, que falava na sessão solene da Assembleia Municipal do Porto Novo comemorativa do dia deste município, disse que “são raras as excepções” em Cabo Verde de municípios que se pode considerar “financeiramente sustentáveis”, pelo que há “desafios evidentes” que se coloca a nível de financiamento municipal.

“É evidente que há desafios a nível de financiamento municipal. São raras as excepções de municípios que podemos considerar financeiramente sustentáveis”, notou este autarca, propondo, por isso, “uma profunda reestruturação do quadro do financiamento municipal” no País, a começar pelos estatutos dos municípios.

“Se é verdade que, por um lado, o actual Governo contribuiu para uma maior descentralização financeira, alocando recursos financeiros aos municípios, por outro, os desafios estão cada vez mais nos municípios”, sublinhou.

Aníbal Fonseca referiu-se, em concreto, aos desafios de criação de emprego, de promoção da economia local e na área social, o que, a seu ver, “implica a necessidade de um outro olhar sobre o financiamento municipal”.

“Os desafios são locais mas também são nacionais”, concluiu.

O Governo fez-se representar na sessão solene da Assembleia Municipal do Porto Novo pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, que dirigiu “uma mensagem de confiança” aos porto-novenses para continuar a enfrentar a situação actual, marcada pela covid-19.

“Uma mensagem de força, por forma a que consigamos retomar o ritmo de desenvolvimento que tínhamos antes da pandemia”, avançou o governante.

Porto Novo assinalou, esta quinta-feira, o dia do município, data que marca também os 59 anos de criação deste concelho.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos