Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Edil promete avaliar com Governo viabilidade de elevação do centro de saúde à categoria de hospital

Porto Novo, 13 Nov (Inforpress) – O presidente da câmara do Porto Novo, Santo Antão, Aníbal Fonseca, prometeu, quinta-feira, avaliar com o Governo viabilidade de elevação do actual centro de saúde deste concelho, construído há duas décadas, à categoria de hospital.

O edil do Porto Novo, que falava no acto de investidura dos novos órgãos municipais, eleitos nas eleições de 25 de Outubro, aproveitou a presença do ministro da Saúde, que testemunhou o acto, para “assumir o compromisso” de, neste mandato, reestruturar a rede de infra-estruturas no concelho e avaliar com o Governo a probabilidade de se elevar o centro de saúde à condição de hospital, numa óptica de melhorar a sua capacidade de diagnóstico e de internamento.

“Porto Novo clama por um serviço de saúde de melhor qualidade”, defendeu Aníbal Fonseca, que tem estado a alertar para a necessidade de se reflectir sobre que tipo de infra-estruturas de saúde este município necessita, nesta altura.

Para já, a garantia do Ministério da saúde é de que vai ser construído um segundo centro de saúde no concelho, desta feita, na vila da Ribeira das Patas, cujo financiamento vai ser assegurado através do Orçamento do Estado (OE) para 2021, informou Arlindo do Rosário, que lembrou que os planaltos Norte e Leste já possuem postos sanitários, com enfermeiros residentes.

“O projecto do centro de saúde da Ribeira das Patas vai constar do OE para 2021. Vamos continuar a melhorar a saúde a nível de toda a ilha de Santo Antão, tanto nos centros urbanos como nas zonas rurais, onde as pessoas têm ainda muitas dificuldades para aceder aos cuidados de saúde”, sublinhou o ministro.

Porto Novo, com pouco mais de 17 mil habitantes, dispõe de uma rede de infra-estruturas sanitárias composta por um centro de saúde, seis postos sanitários e unidades sanitárias de base, praticamente, em todos os  povoados.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos