Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Edil acredita que reordenamento da bacias hidrográficas será incorporado nos programas de investimentos do Governo

Porto Novo, 24 Jul (Inforpress) – O reordenamento das bacias hidrográficas da Ribeira das Patas e de Jorge Luís/Ribeira da Cruz, no interior Porto Novo, Santo Antão, afigura-se entre os “projectos cruciais” para este município, no entender dos agricultores e dos responsáveis locais.

O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, disse acreditar que os projectos de reordenamento das bacias hidrográficas da Ribeira das Patas e de Jorge Luís/Ribeira da Cruz serão “incorporados” nos próximos programas de investimentos do Governo para a ilha de Santo Antão.

Para os agricultores, estes projectos são “cruciais” para o desenvolvimento desses vales, que clamam por investimentos, sobretudo, na mobilização de água, recuperação de solos e na correcção torrencial.

O representante da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, entende que o projecto de reordenamento dessa bacia é “decisivo” para o futuro da agricultura nessa localidade, que “tem estado em declínio”.

O Ministério da Agricultura e Ambiente tem sido confrontado, constantemente, com reclamações dos agricultores quanto à “demora” no arranque dos projectos, que representam um investimento à volta de 415 mil contos.

Este ministério pretende, numa primeira fase, investir nas sub-bacias de Lagoa/Catano (Ribeira das Patas) e de Miguel Pires (Jorge Luís/Ribeira da Cruz), priorizando intervenções a nível de mobilização de água, recuperação de terrenos agrícolas, instalação de rega gota-a-gota e de correcção torrencial.

Os agricultores em Ribeira das Patas e em Jorge Luís já estão ser contemplados com o sistema de micro-irrigação, no âmbito do programa de massificação da rega gota-a-gota neste concelho.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos