Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Dificuldades de abastecimento de água nas zonas altas aumentam com a época mais quente – moradores

Porto Novo, 10 Jul (Inforpress) – As dificuldades de abastecimento de água nas zonas altas da cidade do Porto Novo, Santo Antão, têm aumentado com a chegada da época mais quente, no entender dos moradores, que se dizem “ansiosos” pela resolução da situação.

Chã de Galinheira é um dos bairros emergentes da cidade do Porto Novo, cujos moradores dizem que a falta de água na rede tem sido “mais constante” nos últimos tempos, apelando a edilidade a encontrar uma solução para o problema.

José Melo, um dos moradores nessa zona alta da cidade do Porto Novo, confirma que a falta de água na rede tem sido “quase constante” neste período mais quente, uma situação que, na sua opinião, deve merecer “a atenção” das autoridades municipais.   

António Santos, também residente neste bairro, informou que a água não tem chegado a casas em Chã de Galinheira, o que cria “muitas dificuldades” às pessoas que vivem nessa zona.

Alto São Tomé, Chã de Viúva, Chã de Matinho são outros bairros onde se tem, constantemente, queixado da falta de água na rede pública.

Nesses bairros, a rotura do líquido precioso nas torneiras chega a demorar “semanas” e, em alguns casos, “meses”, segundo os moradores Manuel Fonseca, Jorge Delgado e Maria da Luz.

A cidade do Porto Novo dispõe, há 20 anos, de uma rede de distribuição de água, que, além de ser obsoleta, apresenta ainda muitas insuficiências, que fazem com que a água não chegue a determinadas zonas, problema que, assegura a edilidade, será ultrapassada no âmbito do projecto de água e saneamento de Santo Antão.

O projecto, já na fase de implementação, prevê a instalação de uma nova rede de água na cidade do Porto Novo, numa extensão de 25 quilómetros, para cobrir todos os bairros desta urbe, com cerca de dez mil habitantes.

Com os investimentos, o vereador do pelouro do abastecimento de água disse acreditar que os problemas serão, “definitivamente”, ultrapassados, passando a água a chegar, “com regularidade”, a todos os bairros da cidade do Porto Novo.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos