Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo/Dia Nacional da Cultural: Obras do museu das romarias retomadas no início de 2020 – vereador

Porto Novo, 18 Out (Inforpress) – O Governo já garantiu o financiamento para a conclusão do museu nacional das romarias, estando a ser criadas as condições para que as obras, que estão suspensas há cinco anos, sejam retomadas no “início de 2020”.

Quem o afirmou é o vereador da Cultura da Câmara Municipal do Porto Novo, Nilson Santos, que adiantou que o processo está com o Ministério da Cultura e Industrias Criativas, que vai disponibilizar as verbas necessárias para a conclusão dessa infra-estrutura cultural, cujas obras estão suspensas desde 2014, precisamente por dificuldades de financiamento.

No dia dedicado à cultura nacional, marcado, no Porto Novo, por uma serenata de apoio à candidatura da morna a património cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Nilson Santos confirmou que existem “todas as garantias” para que o museu nacional romarias “seja uma realidade em 2020”.

A criação do museu das romarias, que custará entre 11 mil a 12 mil contos, acontece no âmbito do plano de salvaguarda das festas de romarias de São João, elaborado na sequência da elevação, em 2017, destas festividades à categoria de património cultural nacional.

O Instituto do Património Cultural (IPC), que está a trabalhar com a edilidade portonovense o processo de instalação do museu, acredita que esse espaço, que funcionará nas instalações da antiga fábrica de pozolanas, construídas nos anos 40,  estará pronto para receber os visitantes já nas próximas festas de São João, em Junho.

Além do museu, o IPC está a trabalhar com a câmara do Porto Novo na sinalização da rota das festas de São João e na reabilitação das capelas em Ribeira das Patas e na cidade do Porto Novo, que recebem o nome do santo padroeiro.

O Dia Nacional da Cultura é assinalado ainda no Porto Novo pela segunda edição do festival multidisciplinar artístico e cultural urbano,  Kriol Urban Fest, que tem movimentado este concelho nos últimos dias, através de workshops e eventos ligados à arte urbana, música, cinema, teatro e poesia.

A autarquia espera investir, em 2020, cerca de 32 mil contos na promoção da cultura no município, destacando-se, entre outros projectos, a criação de um escola de música e montagem de um laboratório experimental de arte e design.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos