Porto Novo/Dia Mundial da Saúde: Quase sete mil contos para o sector da saúde em 2022

Porto Novo, 07 Abr (Inforpress) – Quase sete mil contos é o montante que deverá, ainda no decorrer de 2022, ser investido no domínio da saúde no município do Porto Novo, Santo Antão, montante constante do plano de investimentos municipais para este ano.

Esta verba, co-financiada pelo Governo, destina-se à reabilitação de unidades sanitárias de base em algumas localidades, no âmbito de um programa de recuperação das infra-estruturas de saúde no município do Porto Novo, co-financiado pelo Ministério da Saúde.

O programa já contemplou as unidades de saúde no Planalto Norte, em Dominguinhas, Lajedos, Ribeira dos Bodes e em Águas das Caldeiras, devendo prosseguir este ano com obras em outras unidades sanitárias de base no interior do município.

O montante visa ainda promover a saúde neste concelho, porém, os porto-novenses têm insistido na construção de um hospital, para cobrir os 16 mil habitantes, alegando que o actual centro de saúde já não atende à demanda do concelho em matéria de saúde.

Além de uma rede de oito postos sanitários que cobre as principais povoações, este município possui um centro de saúde que fica na cidade do Porto Novo, onde residem cerca de dez mil pessoas.  

Também, numa altura em que se celebra o Dia Mundial da Saúde, os cerca de três mil habitantes da Ribeira das Patas voltam a pedir o arranque das obras do centro de saúde, cujo projecto foi apresentado há mais de um ano à esta comunidade.

O presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, insistiu na necessidade de o Governo avançar com esta infra-estrutura, que ele considera “um desígnio” da população local.

Também, os habitantes na Ribeira dos Bodes desejam a elevação da unidade sanitária de base deste povoado à condição de posto sanitário.

JM/CP

Inforpress/Fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos