Porto Novo, 02 Set (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, disse hoje ter constatado que tem havido da parte do município do Porto Novo e da ilha de Santo Antão “esforços no sentido de uma maior infra-estruturação”.
José Maria Neves, que falava na sessão solene da Assembleia Municipal do Porto Novo evocativa dos 61 anos de criação deste concelho, avançou que a infra-estruturação deste município e de Santo Antão deve-se à implementação de projectos de natureza local e governamental nesta ilha.
Para o chefe de Estado, esta aposta do Porto Novo e de Santo Antão na infra-estruturação constitui “uma via para aumentar a competitividade” do município de da ilha e “melhorar a qualidade de vida” das populações.
Para se conseguir, “realmente construir factores de competitividade, acelerar o ritmo de transformação de Santo Antão, produzir riquezas e combater a pobreza”, os municípios e o Governo precisam apostar na atracção de investimentos privados, segundo o Presidente da República, defendendo ainda a necessidade de “mais descentralização, mais empresas e mais dinâmicas económicas” para esta ilha.
José Maria Neves disse acreditar que a concretização dos investimentos previstos para Santo Antão, como a construção do aeroporto e a segunda fase do porto do Porto Novo, bem como nos domínios da água e saneamento, vão contribuir para “acelerar o crescimento económico” desta ilha.
Além destes projectos, o chefe de Estado apontou ainda a anunciada exploração das pozolanas e o levantamento das medidas restritivas ao escoamento dos produtos agrícolas como medidas que terão impacto no processo de desenvolvimento de Santo Antão.
JM/CP
Inforpress/Fim