Porto Novo, 10 Mar (Inforpress) – Os deputados da Nação do PAICV (oposição), eleitos pelo círculo eleitoral de Santo Antão, voltaram na quinta-feira, 09, a perguntar pelo arranque das obras de construção do centro de saúde da Ribeira das Patas, no Porto Novo.
O deputado Albertino Mota, que falava no parlamento, disse que os parlamentares do PAICV querem ver em que pé está o projecto, cuja primeira pedra foi lançada há nove meses, mas que as obras não arrancaram ainda.
A deputada Rosa Rocha tinha, em Janeiro, perguntado pelo centro de saúde da Ribeira das Patas, cuja construção está a ser aguardada pelos três mil habitantes desta localidade.
“Em 2021, o primeiro-ministro afirmou em Santo Antão que estavam contemplados 80 mil contos no Orçamento do Estado deste ano para a construção da referida infra-estrutura. O projecto não teve início em 2021, apesar do primeiro-ministro ter pedido paciência a população”, recordou ainda a parlamentar.
Em junho de 2022 foram lançadas as obras, cujo orçamento estima-se em 105 mil contos, com um prazo de execução de dez meses.
A comunidade da Ribeira das Patas diz-se também preocupada com a demora no arranque das obras do centro de saúde, segundo o presidente da Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, Arlindo Delgado, para quem esta infra-estrutura representa “o investimento que mais Ribeira das Patas precisa, actualmente”.
O próprio presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, tem vindo também a pedir o início das obras do centro de saúde “para servir Ribeira das Patas e todo o concelho”
JM/AA
Inforpress/Fim