Porto Novo, 14 Nov (Inforpress) – O deputado do MpD (poder), eleito por Santo Antão, Damião Medina, congratulou-se hoje com a decisão do Governo de inscrever no Orçamento do Estado para 2024 verbas para a expansão do porto do Porto Novo.
Este parlamentar disse que o Governo inscreveu no orçamento do próximo ano verbas para expansão do porto do Porto Novo para responder ao “compromisso e necessidades reais” da ilha de Santo Antão, que precisa de uma infra-estrutura portuária “para permitir melhores condições de operação”.
Com os investimentos previstos para a ampliação do porto, à volta de 3.6 milhões de euros (cerca de 400 mil contos), este deputado acredita que Santo Antão passará a dispor de uma infra-estrutura “com melhores condições de operação a nível do embarque e desembarque de passageiros e cargas em simultâneo, mas fundamentalmente da atracagem de navios cruzeiros até 200 metros de comprimento”.
“Uma obra necessária que evita todo o martírio e o perigo verificado até agora, no desembarque de turistas”, sublinhou este parlamentar.
De acordo com o Orçamento do Estado para 2024, recentemente aprovado pelo Parlamento, o projecto de expansão do porto do Porto Novo, estimado em 3.6 milhões de euros, vai permitir a “acostagem de navios de maior porte (até 200 metros de comprimento), designadamente de cruzeiros”.
JM/CP
Inforpress/Fim