Porto Novo: Deputado do MpD alerta para situação de pragas em alguns vales agrícolas

Porto Novo, 10 Mai (Inforpress) – A praga da traça do tomateiro tem vindo a atacar as culturas de tomate na Ribeira Fria e na Ribeira dos Bodes, no interior do Porto Novo, conforme disse à Inforpress o deputado Damião Medina.

O alerta surgiu na sequência de uma visita a essas zonas onde, avançou o deputado do Movimento para a Democracia (MpD) eleito por Santo Antão, a praga “não tem permitido boa colheita de um produto que é muito produzido nesta altura e com mercado vantajoso em termos monetários”.

“Os agricultores vão fazendo diligências, na sequência de conhecimentos adquiridos através de técnicas biológicas, fornecidas pelo Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), bem como através de fertilizantes artificiais, mas os resultados não tem sido muito positivos”, declarou.

Damião Medina pede, por isso, “a atenção dos técnicos da MAA, mas também a promoção de estudos e investigação no sentido de se criar condições mais assertivas ao combate à praga que todos os anos ataca a cultura do tomate” nestas zonas.

As associações de agricultores da Ribeira da Fria e Ribeira dos Bodes confirmam que a praga de traça do tomateiro tem estado a atacar a cultura de tomate nestas zonas, onde começa a atacar também cultivo de couve.

Esta praga tem vindo a ser detectada também em Alto Mira, Casa de Meio e no perímetro agrícola urbano de Chã de Galinheira, na cidade do Porto Novo, segundo os agricultores.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos