Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Depois do sonho da luz eléctrica Planalto Norte está prestes a realizar sonho de água potável

Porto Novo, 18 Jan (Inforpress) – Plantado Norte do Porto Novo, Santo Antão, que já realizou o sonho de ter a luz eléctrica, vai poder, dentro de seis meses, realizar um outro sonho: o de ter água potável nas torneiras.

Este sábado, este planalto fica, praticamente, coberto com luz eléctrica (fica a faltar apenas um dos nove povoado por cobrir), com a inauguração da electrificação da zona isolada de Pascoal Alves, onde residem 12 famílias.

Desde 2015, foram já investidos no Planalto Norte cerca de 40 mil contos na electrificação dos diferentes povoados que compõem esse planalto, ficando apenas Bolona por contemplar, o que pode acontecer ainda em 2020, ano em que o Governo espera atingir os 100 por cento (%) de cobertura de Santo Antão com energia eléctrica.

A água potável chegará, ainda no primeiro semestre deste ano, ao Planalto Norte, no quadro do projecto de bombagem e distribuição de água a essa zona, lançado, em Setembro de 2019.

Trata-se de um investimento à volta de 67 mil contos, co-financiado pelo Fundo Internacional e Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e do Fundo Espanhol, através do programa de promoção das actividades socio-económicas rurais (Poser).

Além do Poser, o projecto conta ainda com o co-financiamento do GEF (Fundo Mundial do Ambiente (GEF Ambiente), das cooperações portuguesa e luxemburguesa, além da câmara do Porto Novo e das associações locais.

O projecto de bombagem e distribuição de água no Planalto Norte, onde residem 600 pessoas, a enfrentarem a situação de penúria água, visa transportar água às diferentes comunidades desse planalto, através de cinco estações de bombagem, a partir de uma nascente, situada em Ribeira de Escravoerinhos, nas imediações do vale de Martiene.

Além disso, a câmara do Porto Novo espera investir, durante 2020, mais de nove mil contos no melhoramento dos sistemas abastecimento de água no Planalto Norte.

A edilidade portonovense, com recursos próprios, pretende desenvolver uma série de intervenções, com destaque para a melhoria dos sistemas de abastecimento de água.

JM/JMV

Desenvolvimento local, comunidades rurais, energia eléctrica, Porto NovoInforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos