Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Crise de água para agricultura em Chã de Norte ultrapassada só em Fevereiro – associação

Porto Novo, 10 Jan (Inforpress) – Chã de Norte, no interior do Porto Novo, em Santo Antão, volta a enfrentar uma situação de penúria de água para a agricultura, que tem paralisado esta actividade nesse vale, afectando directamente mais de 50 agricultores.

O representante dos agricultares, Ivanildo Dias, estimou que essa situação só poderá ficar ultrapassada em Fevereiro, altura em que se prevê a conclusão dos trabalhos da “remodelação” do sistema de bombagem do furo dessa localidade, que voltou a ter problemas técnicos.

Este responsável alertou que essa localidade está a enfrentar “uma situação social difícil”, com a actividade agrícola paralisada e o desemprego generalizado no seio da população local.

Apenas nove agricultores em Chã de Norte conseguem, nesta altura, praticar alguma agricultura, aproveitando a água de uma nascente, cujo caudal está, porém, a diminuir por causa da seca, avançou.

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), no Porto Novo, Joel Barros, confirmou que o sistema de bombagem do furo em Chã de Norte está a ser alvo de “uma remodelação profunda” com a substituição de quase toda a estrutura fotovoltaica, instalada em 2015.

Explicou que essa intervenção tem como propósito “resolver, definitivamente, as constantes avarias” no sistema de bombagem em Chã de Norte, uma situação que tem estado a afectar os agricultores.

Também, o sistema de bombagem do furo em Martiene, outro vale a enfrentar, neste momento, a crise de água para agricultura, está a ser remodelado, segundo o delegado do MAA, que se escusou a avançar datas para o término das intervenções.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos