Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Criadores insatisfeitos com a demora na conclusão do projecto de abastecimento de água para gado

Porto Novo, 09 Out (Inforpress) – Os criadores de gado na zona baixa do município do Porto Novo, Santo Antão, dizem-se “descontentes” com a demora na implementação do projecto de abastecimento de água para os animais, que estão a ser afectados pela seca.

A Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo informou que a classe está “insatisfeita” devido ao atraso, de cerca de um ano, na execução do projecto “muito aguardado” pelos pastores, que têm vindo a enfrentar dificuldades no abastecimento de água para os seus animais.

São 70 criadores que esperam, desde o ano transacto, pelo projecto, que deveria ser realizado em 2020, avançou um representante desta associação, que voltou a alertar para o facto de esta classe na zona baixa do município do Porto Novo estar a deparar-se com problemas de abastecimento de água para o seu efectivo.

“Água tem, o problema é o transporte”, notou o representante desta associação, Romeu Rodrigues, que insistiu na necessidade de o Governo afectar Porto Novo, com um efectivo pecuário de mais de 25 mil cabeças de gado, distribuídos por 500 criadores, com mais um auto-tanque, o segundo, para o transporte de água. 

O Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) garantiu que, até final deste ano ou, o mais tardar, nos princípios de 2022, estará implementado este projecto, que visa disponibilizar água a 70 criadores na zona baixa do concelho do Porto Novo.

O delegado deste ministério, Joel Barros, explicou que houve a necessidade de reprogramar os projectos já financiados para o município do Porto Novo, por causa da covid-19, mas que, quanto a este projecto relativo ao abastecimento de água aos criadores na zona baixa, tudo ficará concluído até final de 2021 ou no arranque do próximo ano.

O projecto, que ultrapassa os oito mil contos, consiste na melhoria das condições de abastecimento de água ao efectivo pecuário, com a instalação de uma estação de bombagem e construção de um reservatório de água na Ribeira Brava, bem como da ligação de água aos currais na Ribeira de Tortolho.

Em ambas as localidades já existem furos equipados com painéis solares no quadro dos planos de mitigação da seca e os investimentos previstos visam atenuar o problema de água enfrentado por “um bom número de criadores de gado” existente na zona baixa do Porto Novo, explicou a mesma fonte.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos