Porto Novo: Criadores de gado clamam pelo reforço do abastecimento de água ao efectivo

 

Porto Novo, 12 Nov (Inforpress) – Os criadores de gado no Porto Novo na ilha de Santo Antão insistiram hoje na “necessidade urgente” de se reforçar o fornecimento de água ao efectivo pecuário no concelho, dotando o município de mais um auto-tanque.

Os criadores propõem esta solução como forma de se reforçar a distribuição de água aos animais, sobretudo nos planaltos Norte e Leste, já que os dois camiões existentes têm sido insuficientes para responder à demanda.

Entretanto, dizem que estão “tristes” devido ao preocupante estado nutricional do gado e pedem urgência na implementação do plano de urgência de salvamento dos gados no concelho do Porto Novo que, conforme referem está a passar por uma das piores secas nos últimos dez anos.

Há criadores que dizem ter registado casos de morte de animais durante a fase final de gestação, dado seu estado nutricional e de debilidade física.

Há informações segundo as quais muitos criadores estão a vender os seus animais ao desbarato, devido às dificuldades na aquisição de ração e água.

JM/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos