Porto Novo: Criadores de gado cobram da edilidade promessa de construção de um canil municipal

Porto Novo, 26 Mai (Inforpress) – Os criadores de gado no Porto Novo, Santo Antão, exigiram hoje da edilidade porto-novense o cumprimento da promessa de construir um canil neste município para acolher os cães abandonados, que têm estado a dizimar o gado, neste concelho.

Através da associação de classe, os criadores de gado lembraram que, há alguns anos, a câmara do Porto Novo prometeu construir neste concelho um canil, projecto que, até agora, está por concretizar.

Porém, a Câmara Municipal do Porto Novo disse que “sempre demonstrou disponibilidade e abertura” para “articular” com parceiros “políticas eficazes para resolver o problema de cães em espaços públicos e os ataques contra o gado”, neste município, através da adesão “a diversas iniciativas com associações que defendem esta causa”.

“A câmara municipal, enquanto entidade com responsabilidade local, está e sempre estará aberta e disponível para colaborar com as organizações que lutam contra quaisquer maus tratos com os animais”, informou a autarquia, através de uma nota, realçado o propósito de “reduzir, ou eliminar definitivamente, a problemática dos cães abandonados” no Porto Novo.

O vereador Valter Silva encontrou-se, terça-feira, com uma equipa do projecto “Um cão, um amigo”, que está de visita ao concelho para um levantamento sobre a problemática dos cães vadios neste concelho, com vista à adopção de um plano de prevenção dos atraques dos cães ao gado caprino.

Saliente-se que no quadro do projecto, “Um cão, um amigo”, que surgiu da iniciativa de um grupo de cidadãos holandeses, está prevista também a construção de um canil em Santo Antão, que vai ser “uma espécie de um lar” para os cães abandonados.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos