Porto Novo, 03 Nov (Inforpress) – Olho Largo é a denominação de uma associação recém-criada no município do Porto Novo, em Santo Antão, virada para a experimentação cultural e ambiental, com vista ao desenvolvimento comunitário e sustentável.
Esta associação, segundo um documento enviado hoje à Inforpress, visa promover a igualdade de oportunidade e a descentralização, reforçar o capital social, ambiental, urbano e rural, e dinamizar o trabalho em rede entre associações e outras entidades a nível local, regional, nacional e internacional.
Criar e implementar programas de educação formal e não formal, privilegiando a capacitação de agentes multiplicadores, constitui outro propósito desta associação, que tem como parceiros a Câmara Municipal do Porto Novo e o Ministério do Mar.
Esta associação tem em curso alguns projectos sobre educação ambiental que visam “a transformação sócio-cultural positiva direccionado a jovens, com vista ao desenvolvimento cultural e sustentável” e que instigam os jovens a olhar para o território e para os recursos endógenos – saberes, conhecimentos, tecnologias, património, recursos naturais.
JM/AA
Inforpress/Fim