Porto Novo/Covid-19: Autoridades de saúde exortam munícipes a não baixarem a guarda durante as festividades de São João

Porto Novo, 23 Jun (Inforpress) – As autoridades de saúde temem o aumento de casos de covid-19 no município do Porto Novo durante as festividades de São João, santo padroeiro, e exortam os porto-novenses a não baixarem a guarda durante os festejos.

As festas de São João no Porto Novo são conhecidas pela grande quantidade de pessoas que mobilizam, provenientes de várias ilhas de Cabo Verde e da diáspora, razão pela qual o delegado de saúde, Carlos Dias, admite como sendo “quase certo” o aumento de casos de covid-19 neste concelho.

Por isso, apela às pessoas a continuarem com as medidas de prevenção e a não baixarem a guarda durante as festas, que terminam só no dia 25 de Junho.

A taxa de vacinação “bastante elevada” existente no Porto Novo dá, porém, da “alguma tranquilidade” às autoridades de saúde, que informaram que, a partir dos 18 anos, 100 por cento da população está vacinada com a primeira dose, quase 94% com a segunda dose e 52% totalmente vacinada.

Na faixa etária dos 12 a 17 anos, mais de 85% dos adolescentes tomaram a primeira dose e quase 84% tomaram a segunda dose, estando a Delegacia de Saúde do Porto Novo a aplicar a terceira dose.

Porto Novo está, nesta altura, a ser atingida por uma crise de virose que tem aumentado a demanda das pessoas nos serviços de urgência do centro de saúde, segundo Carlos Dias, que informou que a situação está a acalmar-se.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos