Porto Novo contemplado com operação de ajuda de emergência aos municípios mais afectadas pela seca 

Porto Novo, 24 Mai (Inforpress) – Porto Novo, em Santo Antão, que se afigura entre os municípios cabo-verdianos mais afetados pela seca, vai ser alvo “brevemente” de uma operação de ajuda de emergência a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade.

Esta operação, de acordo com a câmara do Porto Novo, foi já lançada pela Cruz Vermelha de Cabo Verde, com o apoio da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, no âmbito do Fundo de Emergência a Cabo Verde para Resposta a Situação de Emergência.

“Esta operação é particularmente dirigida aos municípios de Porto Novo (Santo Antão), Santa Cruz, Ribeira Grande e São Domingos (Santiago), que, de acordo com os resultados do quadro harmonizado de 2022, são as localidades mais afetadas”, explicou a autarquia.

Conforme a mesma fonte, o objectivo desta resposta é responder às necessidades imediatas da população afectada pela seca e reduzir a sua vulnerabilidade à grave insegurança alimentar e desnutrição nos próximos meses.

Neste quadro, pretende-se “fornecer assistência alimentar imediata, implementando actividades de preparação e proteção de meios de subsistência”, realizando acções de prevenção da desnutrição, assegurando um melhor acesso à água e sensibilizando para as questões de higiene e saneamento.

A Cruz Vermelha de Cabo Verde tem estado a apoiar ainda o concelho do Porto Novo a socorrer as populações mais afectadas pela seca no domínio de abastecimento de água, disponibilizando um camião auto-tanque de dez toneladas.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos