Porto Novo contemplado com “grande programa” de modernização e inovação do sector da pesca – câmara

Porto Novo, 31 Ago (Inforpress) – Porto Novo, em Santo Antão, está a ser contemplado, no âmbito do plano estratégico de desenvolvimento sustentável do município, com um “grande programa” no domínio das pescas, que consiste na modernização e inovação do sector.

O programa, conforme uma nota de imprensa da Câmara Municipal do Porto Novo, contempla “projectos muito concretos”, desde o cais de pesca, passando pela requalificação das zonas balneares, formação dos pescadores, construção de cadeias de frio (recessão, congelação, armazenagem e tratamento) e criação de canais de distribuição.

“É aqui que entra o mercado de peixe do Porto Novo”, refere a nota.

A obra, já em fase adiantada de construção, é co-financiada pela Cooperação Luxemburguesa, no quadro do Fundo de Descentralização, e vai servir directamente 27 peixeiras, num investimento de 17 mil contos.

Em parceria com o Ministério da Economia Marítima, a Câmara Municipal do Porto Novo diz estar a apoiar os pescadores na melhoria das suas embarcações, nomeadamente na fibragem, melhoria de redes e pintura, além de distribuição de motores fora de borda e de equipamentos de navegação.

A autarquia realça ainda as intervenções feitas na expansão da unidade de produção de gelo na aldeia piscatória do Monte Trigo, que “dobrou” a sua capacidade produção, passando de 500 para 1.000 quilogramas/dia. 

“Hoje, em Monte Trigo, há fornecimento autónomo de gelo. Temos painéis solares que ajudam na produção, para abastecer as embarcações de pescas que passam naquela zona”, assegurou a mesma fonte.

O plano de investimentos na Economia Azul prevê, para os próximos anos, investimentos à volta de 300 mil contos nas pescas no concelho do Porto Novo.

Os investimentos, segundo o plano, vão incidir na construção de infra-estruturas, formação e empoderamento do sector pesqueiro no Porto Novo, onde os cerca de 300 operadores têm estado a insistir na necessidade de construção de um cais de pesca e de arrastadouros de botes.

A Associação dos Pescadores e Peixeiras do Porto Novo considera  que a construção de um cais de pesca neste concelho é “uma prioridade e urgência” para a classe.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos