Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo conta com mais 320 metros cúbicos de água/dia mobilizados no quadro do programa de mitigação da seca

Porto Novo, 11 Dez (Inforpress) – O município do Porto Novo passa a dispor de mais 320 metros cúbicos de água/dia para o abastecimento público, pecuária e a agricultura, mobilizados no quadro do programa de mitigação da seca, referente a 2018/2019.

Através deste programa, investiu-se 31 mil contos na mobilização de água, projectos realizados pela Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), que permitiram mobilizar 320 metros de água por dia, com a recuperação e equipamentos de furos com painéis solares.

O delegado do Ministério da Agricultora e Ambiente (MAA) no Porto Novo, Joel barros, explicou que, nesse âmbito, foram equipados os furos em Ribeira Brava e Ribeira de Tortolho, que já estão a disponibilizar água para actividade de pecuária, tendo sido ainda equipado o furo em Lajedos para abastecimento público.

Em Ribeira de Tortolho, além do apoio à pecuária, a água mobilizada será ainda destinada à agricultura, com a possibilidade de surgimento nessa localidade de um projecto agrícola, no quadro do programa sobre a agricultura urbana e periurbana.

Em Lajedos, o programa possibilitou a resolução do problema de água nessa localidade para consumo da população.

Porto Novo, em dois anos, recebeu 116 mil contos para a mitigação dos efeitos da seca, valor canalizado para criação de empregos (56 mil contos), mobilização de água (31 mil contos) e salvamento do gado (29 mil contos).

Para 2020, com o terceiro ano de seca consecutivo, este município deve receber do Governo mais 36 mil contos para criação de empregos.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos