Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto  Novo: Comunidades exortam empreiteiros a apostarem em mão-de-obra local para reduzir desemprego no meio rural 

Porto Novo, 17 Set  (Inforpress) – Os moradores da localidade de Martiene alertaram hoje para a necessidade de a empresa que está a requalificar a estrada de acesso à essa localidade absorver mais mão-de-obra local, concretamente, dos jovens no desemprego.

Alguns moradores dessa localidade disseram à Inforpress que, praticamente, os cerca de 40 trabalhadores envolvidos nas obras dessa estrada são oriundos da cidade do Porto Novo.

Também as associações locais defendem a necessidade de as empresas apostarem na mão-de-obra local, como forma de reduzir o desemprego nas comunidades rurais.

É o caso da associação comunitária de Lagoa do Planalto Leste, cujo presidente, Aristides Morais, insiste na necessidade dos empreiteiros darem primazia aos trabalhadores que estão nas localidades em vez de transportarem operários de outras zonas ou municípios.

No caso da requalificação da estrada de acesso à Lagoa do Planalto Leste, este responsável informou que tem sido “praticante nulo” o impacto do projecto na redução do desemprego no seio das famílias.

“Continuo a dizer que são muito poucos os trabalhadores de Lagoa e Companhia que estão a trabalhar nas obras da  estrada Espinheiro/Lagoa”, sublinhou o líder associativo, para quem, no caso da sua comunidade, a construção das estradas não está a ter o impacto anunciado na redução do desemprego local.

Segundo a mesma fonte, os trabalhadores são trazidos, sobretudo, da zona de Corda.

Os empreiteiros  têm vindo a defender que “nem sempre” é possível encontrar mão-de-obra qualificada nessas zonas rurais, razão pela qual têm necessidade de recorrer a trabalhadores de outras paragens, como pedreiros, fazedores de pedra de calçada e outros.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos