Porto Novo: Comunidade de Chã de Norte chama atenção para o estado de deterioração da escola local

 

Porto Novo, 27 Set (Inforpress) – O estado de deterioração, já bastante avançada, da escola da localidade de Chã de Norte, interior do Porto Novo, Santo Antão, está a preocupar a comunidade local, que reclama a “recuperação urgente” desse estabelecimento de ensino básico.

Segundo os pais e encadeados de educação de Chã Norte, essa escola, além de dispor de equipamentos já velhos, está a cair aos pedaços, sobretudo a cobertura de telha, pondo em risco a vida dos próprios alunos e dos professores.

“Chã de Norte está abandonada. Veja a situação da nossa escola que está a cair aos poucos. As crianças e os professores estão a correr riscos”, notou Dinis Delgado, um morador, que informou que todos os equipamentos públicos existentes nessa comunidade estão em situação de abandono.

Francisca Silva, outro residente, chama atenção para, além da situação da escola, outros problemas que afectam a localidade de Chã de Norte, destacando ainda o “mau estado” da estrada de acesso.

A própria associação comunitária de Chã de Norte tem vindo a alertar para o estado avançado de degradação da escola, que clama por “intervenções urgentes”, segundo o líder associativo, Ivanildo Dias.

A delegação do Mistério da Educação no Porto Novo admite que, não obstante melhorias já introduzidas em diversas escolas, há ainda “inúmeras necessidades” por ultrapassar em termos de recuperação do parque escolar, como telhas partidas, cadeiras estragadas e enferrujadas, de entre outras.

O Governo já anunciou um programado de reabilitação do parque escolar no Porto Novo que, além de Chã Norte, contemple ainda as escolas em Chã de Morte, Ribeira da Cruz e Jorge Luís.

Ainda no Porto Novo, o ME vai ainda melhorar a capacidade de resposta da escola técnica João Varela e construir casas de banho em todas as escolas no Planalto Norte.

Cerca de 4.500 alunos, orientados por 383 professores, frequentam, este ano lectivo, os diversos níveis de ensino no concelho do Porto Novo.

JM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos