Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo/Chã de Norte: Produtores preocupados com safra de batata comum este ano por causa da falta de água

Porto Novo, 13 Nov (Inforpress) – Os produtores agrícolas no vale de Chã de Norte, no concelho do Porto Novo, Santo Antão, estão “preocupados” com a safra, deste ano, da batata comum nessa localidade, que tem estado a ultrapassar as 200 toneladas/ano.

O representante dos agricultores, Evanildo Dias, explicou que a água de nascente escasseia-se com a seca e o furo em Chã de Norte tem estado a funcionar com limitações, facto que leva os produtores a estarem “aflitos” com a produção, deste ano, da batata comum, cujo cultivo deve começar ainda este mês.

Cada um dos quase 60 agricultores têm estado a produzir, em média/ano, entre 3.000 e 3.500 quilos de batata comum, meta que, este ano, está em causa, devido à escassez de água, tanto da nascente, como do furo, que, há quase um ano, funciona com limitações, decorrentes de um problema técnico na rede eléctrica.

Evanildo Dias exortou a “quem de direito” a resolver o problema no furo em Chã de Norte, que tem condicionado, há meses, a actividade agrícola nessa localidade, para o “desalento” dos agricultores locais, avançou o representante dos agricultores.

O furo de Chã de Norte, com 211 metros de profundidade, é equipado com um sistema de bombagem que exige, segundo os técnicos, “muita energia eléctrica”, mas a rede local não tem estado em condições de suportar toda a carga exigida por esse mesmo sistema.

Mesmo com problemas, o furo em Chã de Norte tem conseguido produzir, diariamente, 100 toneladas de água, uma quantidade, ainda assim insuficiente, para as necessidades dos produtores agrícolas.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos