Porto Novo/Chã de Norte: Agricultores celebram retoma da actividade agrícola

Porto Novo, 14 Dez (Inforpress) – Os agricultores de Chã de Norte, Porto Novo, Santo Antão, puderam, esta quinta-feira, celebrar a retomada da actividade agrícola na localidade, com normalização do fornecimento de água, depois de mais quatro meses de paralisação.

Desde Agosto, os mais de 50 agricultores em Chã de Norte enfrentavam a penúria de água para a irrigação, situação derivada de uma avaria no sistema de bombagem do furo da localidade que paralisou toda a actividade agrícola nesse vale, com “enormes prejuízos” para os lavadores.

O presidente da Associação dos Agricultores, Ivanildo Dias, confirmou à Inforpress o facto de, esta quinta-feira, os agricultores terem retomado a rega nas suas parcelas, com a instalação dos novos equipamentos no furo, que estava inoperacional há mais de quatro meses.

O furo de Chã de Norte foi apetrechado com um novo sistema de bombagem e, no quadro do programa de promoção das actividades socio-económicas rurais (Poser), foi reforçado, também, o sistema fotovoltaico, instalado nesse em 2015, que permite produzir a água com custos baixos.

Segundo o delegado do Ministério da Agricultara e Ambiente no Porto Novo, Joel Barros, as intervenções em Chã de Norte vão “aumentar substancialmente” o caudal do furo, com o “impacto no reforço da actividade agrícola” na localidade.

Os agricultores dizem ter perdido nesses meses em que o furo esteve inoperacional toda a produção de batata e cenoura, mas agora “respiram de alívio” com a normalização da situação, que acontece ainda a tempo de procederem à sementeira de batata comum.

JM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos