Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Chã de Feijoal clama pelo reforço da central fotovoltaica para reposição da energia eléctrica 24 horas/dia

Porto Novo, 31 Out (Inforpress) – A população de Chã de Feijoal, no Planalto Norte, município do Porto Novo, pediu hoje o reforço da pequena central fotovoltaica local, com vista à reposição do fornecimento de energia eléctrica 24 horas/dia, nessa localidade.

A unidade, com potência instalada de cinco watts, foi instalada em 2015 e assegurava, inicialmente, energia eléctrica de forma continuada às 15 famílias em Chã de Feijoal, mas problemas nas baterias têm obrigado a central a funcionar apenas cinco horas por dia, há já alguns anos.

António Lima, presidente da associação comunitária Luz Verde do Norte, com sede em Chã de Feijoal, informou que a câmara do Porto Novo disponibilizou um gerador para o reforço do fornecimento de energia eléctrica nessa localidade, mas a vontade dos moradores é de ter, novamente, energia eléctrica 24 horas por dia.

Com a colocação do gerador, o fornecimento de electricidade em Chã de Feijoal foi alargado de cinco para dez horas por dia, mas é intenção da edilidade porto-novense investir cinco mil contos no reforço do parque solar local, com a colocação de novas baterias.

Trata-se de um projecto que consta do plano de investimentos municipais para este ano de 2020.

Ainda no Planalto Norte, além do reforço da central em Chã de Feijoal, a autarquia garante estar a mobilizar parcerias para electrificar a zona de Bolona, o único povoado desse planalto sem energia eléctrica.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos