Porto Novo, 26 Jun (Inforpress) – Cerca de 1.500 habitações foram recuperadas no município do Porto Novo, em Santo Antão, nos últimos seis anos, no âmbito do programa de requalificação habitacional co-financiado pelo Governo e autarquia porto-novense.
Os dados foram disponibilizados à Inforpress pela Câmara Municipal do Porto Novo que informou que anualmente são recuperadas em média 250 casas pertencentes a famílias de fracos recursos, dotando-as de condições de segurança e de saneamento (casas de banho).
Mesmo em “contexto extremamente extraordinário e difícil”, a autarquia garante estar a ultrapassar a meta inicialmente traçada de reabilitar, pelo menos, 200 casas por ano.
A habitação social continua a ser “um problema complexo” no município do Porto Novo, onde estimativas apontam para mais de três mil famílias a viver em condições de habitabilidade “muito precárias”.
O perfil habitacional deste município revela que 3.500 famílias vivem ainda em casas degradadas.
Além da recuperação das casas, a autarquia tem ainda apoiado as famílias com construção de casas de banho, tendo anunciado a construção até finais deste ano de 200 casas de banho no quadro do projecto de água e saneamento de Santo Antão.
Para este ano, o montante das verbas que está a ser investido no domínio da habitação ronda os 20 mil contos, sendo metade disponibilizada pelo Governo.
JM/AA
Inforpress/Fim