Porto Novo: Centro da Juventude assinala Dia do Associativismo Jovem com encontro das associações locais

Porto Novo, 30 Abr (Inforpress) – O Dia do Associativismo Jovem, que se comemora hoje, 30, foi assinalado no município do Porto Novo, em Santo Antão, com um encontro entre as associações juvenis locais, numa iniciativa do centro da Juventude local.

O coordenador do Centro da Juventude do Porto Novo, Otelindo Rodrigues, explicou que o encontro, que se realizou esta sexta-feira, teve como propósito a troca de experiências entre as associações e “reflectir sobre caminhos para reforçar a capacidade de colaboração e sustentabilidade” das organizações juvenis.

Este responsável avançou que o centro da juventude do Porto Novo, que dispõe de um corpo de voluntários, está disponível para reforçar a colaboração com as associações, apoiando-as na resolução dos problemas com que se debatem no dia-a-dia.

O encontro foi, também, uma oportunidade para o professor João Santos ministrar uma palestra sobre o associativismo.

A necessidade de se criar “uma organização chapéu” para a defesa dos interesses das associações juvenis e uma melhor articulação das acções, a criação de uma rede de contactos entre as diferentes organizações, a falta de oportunidades para os jovens porto-novenses que estão a sair do município em direcção a outras ilhas foram algumas das preocupações levantadas.

Falou-se, por isso, da necessidade de se avançar com a instalação do pólo universitário em Santo Antão para fixar os jovens nesta ilha, que está a perder a sua população jovem.  

A capacitação das organizações nos diferentes domínios, sobretudo, a nível da elaboração e gestão de projectos foi outra questão levantada durante o encontro, que contou com a presença do vereador da edilidade porto-novense que responde pelo pelouro da juventude, Nilson Santos.

Este autarca confirmou o facto de Porto Novo ter sido já escolhido para, em 2023, ser a “capital cabo-verdiana da juventude”, uma oportunidade para a realização de vários eventos, cujo programa vai ser elaborado com o concurso das diferentes associações juvenis neste município.

JM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos