Porto Novo, 29 Jul (Inforpress) – Um grupo de 40 jovens porto-novenses estão a receber formação profissional em canalização, cozinha e restauração, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto Novo em parceria com o Centro de Emprego e Formação Profissional de Santo Antão.
“Temos cerca de 40 jovens a frequentar a formação profissional nas áreas de canalização, cozinha e restauração que, brevemente, estarão qualificados e aptos para o mercado de trabalho, confirmou o vereador que responde pelo pelouro de formação profissional, Valter Silva.
Os jovens deste município vão ter “em breve” a possibilidade de participar em outras acções de formação profissional no âmbito de um novo pacote anunciado pelo Centro de Emprego e Formação Profissional, cujo arranque se prevê para Setembro.
O novo pacote de formação profissional abrange as áreas de planificação, bate-chapa e pintura, construção civil e energias renováveis e serviços de alimentos e bebidas.
O Centro de Emprego e Formação Profissional de Santo Antão anunciou, através de uma nota, que as formações começam em Setembro, algumas das quais devem prolongar-se até meados de 2023, como são os casos de bate-chapa e pintura, serviços de alimentos e bebidas, construção civil e instalação de sistemas fotovoltaicos.
Gerar uma ideia de negócio, planear e iniciar negócio são outras formações que constam deste pacote que abarca os jovens dos três concelhos da ilha de Santo Antão.
Este novo pacote de formações profissionais acontece numa altura em que o Governo está a trabalhar com a edilidade porto-novense na instalação de um segundo Centro de Emprego e Formação Profissional em Santo Antão, que se vai localizar na cidade do Porto Novo, para cobrir a zona Sul desta ilha.
O vereador da edilidade porto-novense que se encarrega da formação profissional, Valter Silva, assegurou que já anda o “processo para a instalação do Centro de Emprego e Formação Profissional” no Porto Novo, projecto que “deve avançar agora no segundo semestre” deste ano de 2022.
JM/HF
Inforpress/Fim