Porto Novo: Caminhos vicinais no Planalto Norte estão a ser recuperados para satisfação dos guias de turismo

Porto Novo, 19 Nov (Inforpress) – Os caminhos vicinais no Planalto Norte, Porto Novo, Santo Antão, muito utilizados nesta época do ano pelos turistas que procuram esta ilha, estão a ser recuperados, informou hoje o delegado municipal desta localidade, Manuel Lima.

Os guias de turismo têm vindo a queixar-se do mau estado destas trilhas, exigindo a recuperação “com urgência” destas acessibilidades para a segurança dos turistas que, nesta época alta do turismo, chegam a Santo Antão para a prática de trekking (caminhadas).

O presidente da Associação dos Guias de Turismo de Santo Antão, Odair Gomes, disse à Inforpress que o “mau estado” dos caminhos “representa, de facto, riscos para os turistas”, informando, porém, que, nestes quase dois meses da época alta, a situação é de relativa normalidade.

Tem havido quedas de turistas durante as caminhadas, mas sem gravidade, avançou.

Saliente-se que já houve no concelho do Porto Novo alguns acidentes com turistas durante as caminhadas, alguns dos quais foram fatais, derivados do mau estado dos caminhos vicinais.

O próprio edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, defendeu, recentemente, a necessidade de se avançar “com urgência” com os trabalhos de manutenção dos caminhos vicinais neste município, cuja situação piorou depois das chuvas de Setembro.

Em Junho deste ano, o Governo lançou, em Santo Antão, o projecto de restauro de 82 percursos, num total de 294 quilómetros de caminhos vicinais, num montante de 210 mil contos, financiado pelo Banco Mundial, cujos trabalhos estão ainda por arrancar.

Santo Antão está em plena época alta do turismo, que decorre entre os meses de Outubro e Maio, período em que são esperados nesta ilha “milhares” de turistas para a prática do trekking.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos