Search
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Economia
Internacional
Desporto
Politica
Sociedade

Porto Novo: Café é uma cultura com grande potencial em Ribeira das Patas, segundo agricultores

Porto Novo, 02 Ago (Inforpress) – O café é uma cultura com “grande potencial” em Ribeira das Patas, no interior do Porto Novo, Santo Antão, que deve ser explorado no quadro do projecto de ordenamento dessa bacia hidrográfica, segundo os agricultores.

João Lima, proprietário agrícola em Ribeira das Patas, entende que esse vale, um dos maiores da ilha de Santo Antão, tem “excelentes condições” para a prática de cultura do café, sobretudo nas zonas mais altas, como Lagoa/Catano, Curral das Vacas e Cirio.

Este agricultor lembra que “já houve tempos” em que muitas famílias em Ribeira das Patas cultivavam o café para consumo, o que mostra que é uma cultura que tem potencial e deve ser explorada, com o apoio do Ministério da Agricultura e Ambiente.

A própria Associação para o Desenvolvimento Integrado da Ribeira das Patas, segundo o seu representante, Arlindo Delgado, acredita que essa localidade tem potencial a nível do cultivo do café, defendendo a necessidade de se promover essa cultura no âmbito do projecto da bacia hidrográfica.

Os agricultores locais têm estado a defender a redinamização dos serviços da extensão rural em Ribeira das Patas para poderem trabalhar com a classe na promoção da cultura do café nesse vale, que clama por investimentos no sector agrícola.

Em Santo Antão, o café é explorado nos municípios do Paul e Ribeira Grande, onde existem mais de 60 explorações, que têm estado em declínio, sobretudo, por causa da seca que afecta a ilha.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos