Porto Novo, 15 Nov (Inforpress) – A barragem subterrânea de Chã de Branquinho, no interior do município do Porto Novo, inoperante desde as cheias de 2016, pode estar em vias de ser recuperada para a satisfação dos agricultores desse vale agrícola.
O vereador da edilidade porto-novense, Valter Silva, que responde pelo pelouro de desenvolvimento local, informou que já foram accionados os contactos para “autorizar” o empreiteiro da estrada de acesso à Chã de Branquinho a fazer a limpeza da barragem.
“Neste momento, já temos máquinas no local, e numa parceria conjunta com a delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente do Porto Novo já se accionou contactos com o Ministério das Infra-estruturas no sentido de autorizar o empreiteiro da obra a fazer a limpeza da referida barragem”, explicou o autarca.
Para Valter Silva, que esteve de visita à Chã de Branquinho, a operacionalização do sistema de bombagem da barragem vai permitir aos agricultores terem mais água para desenvolver a agricultura em toda localidade e nas proximidades.
Os agricultores em Chã de Branquinho manifestaram-se, recentemente, “ansiosos” pela recuperação da barragem subterrânea, que está inactiva desde de 2016, quando sofreu “avultados estragos” provocados pelas cheias.
O porta-voz dos agricultores, Octávio Inocêncio, disse à Inforpress que os lavradores estão “ansiosos” pela recuperação da barragem que pode estar em vias de acontecer com a chegada da estrada a esse vale agrícola.
A barragem foi inaugurada em 2012, no quadro do projecto de reordenamento da bacia hidrográfica de Alto Mira e, uma vez recuperada, aumentará a disponibilidade de água para agricultura em Chã de Branquinho, com mobilização de 350 mil metros cúbicos/ano.
JM/CP
Inforpress/Fim