Porto Novo, 11 Ago (Inforpress) – A câmara do Porto Novo prossegue com o programa de apoio aos criadores de gado das zonas altas deste município no transporte gratuito de ração animal, tendo em conta a situação de seca que se vive nessas localidades.
As associações de criadores de gados das zonas Norte e Leste do concelho do Porto Novo confirmaram à Inforpress que continuam a contar com o transporte da ração por parte da edilidade, medida que está a ter impacto na vida desta classe que tem a oportunidade de adquirir a ração mais barata.
No Planalto Norte, o representante dos criadores, António Lima, informou que graças a esse apoio no transporte, os donos dos animais têm conseguido adquirir a ração a um preço acessível.
Também, em Lagoa do Planalto Leste, o líder associativo local, assegura que os criadores têm contado com a ajuda da autarquia porto-novense no transporte da ração, o que facilita a sua aquisição, numa altura em que a seca continua a afectar o sector pecuário local.
Além disso, os criadores têm beneficiado da bonificação da ração, em 20 por cento (%) no quadro do programa de mitigação dos efeitos da seca, que continua a ser implementado no município do Porto Novo, onde os efeitos da seca dos últimos três anos fazem-se sentir com muita acuidade.
Em termos de transporte de água, o serviço tem sido prestado pela delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente, também, a um preço baixo para os criadores de gado.
JM/ZS
Inforpress/Fim