Porto Novo, 22 Jun (Inforpress) – A edilidade porto-novense procede, ainda esta semana, ao lançamento das obras de construção do mercado informal para a venda do pescado na cidade do Porto Novo, em Santo Antão, num investimento à volta de cinco mil contos.
O anúncio foi feito, domingo, pelo edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, durante um encontro com as peixeiras, que explicou que o mercado, cuja construção contará com a parceria do Governo, irá organizar a venda do pescado, tirar as peixeiras das ruas e proporcionar aos consumidores um produto de qualidade.
O projecto, que será lançado a 25 de Junho, no quadro das comemorações do dia de São João, santo padroeiro, e do quadragésimo aniversário da Independência Nacional, constitui, segundo Aníbal Fonseca, a “solução” para o problema de venda do pescado nas ruas na cidade do Porto Novo.
O mercado informal para a venda do pescado, que se localizará no bairro de Covoada, é mais um investimento da edilidade no sector das pescas no concelho, avançou este autarca, que lembrou que a câmara tem estado a apoiar ainda os operadores na reparação de embarcações e oferta de equipamentos.
Além do mercado, que terá 13 bancas para venda do pescado, a edilidade pretende ainda criar as condições de tratamento do pescado na praia de Quitinha, em Abufadouro, e apoiar os pescadores na criação de um espaço para guardar os equipamentos de pesca.
O presidente da Associação dos Pescadores e Peixeiras do Porto Novo, Atlermiro Neves, “saudou a iniciativa” da câmara municipal, por se tratar de uma infra-estrutura “há muito tempo” aguardada pelos operadores de pesca artesanal, que irá pôr cobro à comercialização do pescado nas ruas.
Afora o mercado, os pescadores porto-novenses têm estado a pedir ainda a construção de um cais de pesca, para apoiar a actividade pesqueira em todo o concelho, onde se localiza um dos maiores bancos de pesca do País, o banco do Noroeste, situado nas imediações do Tarrafal de Monte Trigo.
JM/ZS
Inforpress/Fim