Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Autarca incentiva cuidadores de dependentes a promover associações de prestação de cuidados

Porto Novo, 29 Jan (Inforpress) – O edil do Porto Novo, Santo Antão, Aníbal Fonseca, estimulou, quinta-feira, os cuidadores de dependentes neste município a promoverem associações de prestação de cuidados, com vista a fomentar o trabalho digno.

Este autarca esteve, quinta-feira, 28, de visita a um grupo de 20 mulheres que está a ser capacitado para prestar cuidados a idosos e pessoas com deficiência no concelho do Porto Novo, tendo manifestado “enorme satisfação” pelo facto de o curso estar a ser “bem sucedido”.

As mulheres estão a ser capacitadas, desde Novembro, para cuidar de idosos e pessoas com deficiência, numa acção promovida pelo Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), que visa impulsionar “o acesso e geração de emprego digno” através de criação de lares para acolhimento de idosos e deficientes ou atendimento ao domicílio.

Neste contexto de pandemia, “os cuidados a dependentes torna-se cada vez mais uma necessidade que se tem de dar uma rápida resposta”, no entender do presidente da câmara do Porto Novo, que disse esperar que, depois da formação, essas mulheres criem associações de prestação de cuidados a dependentes.

Para isso, a câmara do Porto Novo está “disponível” para dar todo o suporte necessário aos cuidadores de dependentes.

A formação, com duração de seis meses, é financiada pela cooperação espanhola e tem como parceiros a Direcção Geral da Inclusão Social, a Câmara Municipal do Porto Novo e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Santo Antão.

A iniciativa acontece numa altura em que município do Porto Novo está a ser dotado de um sistema de protecção dos idosos no quadro de uma parceria entre edilidade porto-novense e o Ministério da Família e da Inclusão Social,

Segundo a autarquia está a ser montado um “sistema de cuidados destinados aos idosos em isolamento e em situação de dependência”, com o propósito de “garantir melhor qualidade de vida” a esta camada social.

No município do Porto Novo, o sistema de cuidados já conta com 13 cuidadores, que dão suporte a 68 idosos isolados e em situação de dependência, executando tarefas como cuidados de higiene pessoal, administração de medicamentos, apoio na aquisição de bens e serviços, entre outros.

Dentro de seis meses, este concelho, onde existem já três centros de cuidados para idosos, contará com mais 20 cuidadoras, com a conclusão da formação.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos