Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Porto Novo: Associação portuguesa forma mulheres do Planalto Norte em transformação agro-alimentar

Porto Novo, 17 Mar (Inforpress) – Trinta e seis mulheres do Planalto Norte do Porto Novo, Santo Antão, estão a participar, neste momento, numa acção de formação em transformação agro-alimentar, promovida pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (ADPM), Portugal.

A formação, segundo uma nota da ADPM, visa ajudar essas mulheres na procura de alternativas na geração de rendimentos para as famílias do Planalto Norte do Porto Novo, a passar por uma situação de seca extrema.

“As alterações climáticas que se fazem sentir de forma intensa, nos últimos anos, com uma seca prolongada, geraram dificuldades para a economia local”, segundo a ADPM, que durante ao longo deste mês de Março, realiza essa formação, com vista a ajudar esse grupo de mulheres a “descobrir formas alternativas de transformar, conservar e acrescentar valor aos seus produtos”.

A iniciativa insere-se no quadro do projecto “No crê água para o desenvolvimento sustentável do Planalto Norte”, que tem como parceiros a ADPM, a câmara do Porto Novo e associações locais, contando com o apoio financeiro do Instituto Camões, cooperação luxemburguesa, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e das Nações Unidas.

O projecto  “No crê água para o desenvolvimento sustentável do Planalto Norte”, estimado em cerca de 60 mil contos, visa levar água potável, ainda em 2019, ao Planalto Norte, localidade que, segundo a edilidade portonovense,  tem vindo a enfrentar “graves problemas” no abastecimento de água.

Planalto Norte, por causa da seca, enfrenta uma situação de penúria de água que, segundo os responsáveis locais, “tem os dias contados”, já que “há todas as garantias de financiamento” do projecto, que vai ainda permitir melhorar a produção da pecuária e o rendimento das famílias.

Este projecto consiste em transportar água, através de sistemas de bombagem, ao Planalto Norte, a partir de uma nascente situada nas imediações do vale de Martiene.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos